terça-feira, 2 de agosto de 2011

Quanto custa um casamento?

Saiba quais são os principais gastos que os noivos podem ter na organização do casamento

O custo total de um casamento pode variar muito, já que depende de diversos fatores. Por isso, é importante colocar na ponta do lápis tudo que o que o casal pretende fazer na cerimônia e na festa para ter uma noção do que será preciso desembolsar para realizar este sonho.

casamento-ibge

Quais os principais gastos de um casamento?

Entre os gastos mais comuns de um casamento estão os trajes dos noivos. O vestido de noiva pode ser feito sob medida ou alugado, o mesmo acontece com o traje do noivo. As alianças de casamento também oferecem as mesmas opções, o que facilita a adaptação deste custo ao orçamento.

Outros valores que o casal pode ter que dispor para o casamento incluem maquiagem e dia da noiva, trajes de madrinha de aliança, dama de honra e pajens. Entram na lista também os convites de casamento, que tem custo variado, de acordo com o tipo de material utilizado e a quantidade encomendada.

Casamento civil


Os casais que decidirem fazer sua união apenas no civil também terão algumas despesas básicas, como o valor das alianças e do oficial que realizará a união. Os casamentos realizados no cartório são mais baratos, mas se o casal preferir, o casamento civil pode ser celebrado em casa ou em um salão de festas, investindo um valor um pouco mais alto.

Casamento religioso

O casamento na igreja gera mais gastos ao casal por incluir muito mais serviços. Além do valor que a igreja cobra pela celebração, o casal também precisa investir em decoração e alguns noivos optam por alugar um carro para o dia do casamento.
O valor da música para casamento no religioso pode variar entre dependendo da banda ou músicos que os noivos decidem contratar. Se o orçamento estiver apertado, a sugestão é contratar apenas um artista solo para tocar no casamento

Festa de casamento

Os casamentos que incluem uma recepção para os convidados normalmente são os que saem mais caro. Os principais gastos de uma festa de casamento são a locação do salão de festas, o buffet, as bebidas, a decoração do salão e a banda para animar os convidados.
Alguns salões de festa disponibilizam seu próprio buffet, bebidas e a decoração para a festa. Em certos casos fica mais barato contratar todos esses serviços do próprio salão, mas dependendo do local, sai mais barato contratar de fornecedores diferentes.
Outros custos da recepção de casamento incluem o bolo de casamento, o topo do bolo e a mesa de doces. O preço desses itens do casamento varia conforme o número de camadas e a sofisticação do bolo e a quantidade e quais opções os noivos querem ter em sua mesa de doces.
Os casais que decidirem registrar esse momento especial em filme e fotografia precisam preparar o bolso, pois os serviços de fotografia e filmagem podem ter um alto custo. Além disso, costuma-se distribuir as tradicionais lembrancinhas de casamento. Para economizar, os noivos podem optar por lembrancinhas artesanais.

É importante também que o casal considere outros possíveis gastos como o serviço do cerimonialista, a viagem lua-de-mel, a noite de núpcias e hospedagem e transporte para convidados. Também é aconselhável que os noivos se atenham ao orçamento e que sempre contem que os gastos finais podem ser maiores que o previsto.

Afinal, este é um momento importante na vida dos dois e o começo de uma nova vida e nenhum casal precisa começá-la com dívidas por causa do casamento. Portanto, planejem os que vão querer e quanto podem gastar e contratem alguém para assessorar na organização caso seja necessário e diminuam as possíveis dores de cabeça que este evento pode gerar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário